:::: MENU ::::

20 coisas que você não sabia que poderia fazer com a tecla Option no Mac

keyboard_option

A tecla Comand (cmd) rouba o centro das atenções em seu teclado do Mac, mas é a tecla Option (ou alt), que é o verdadeiro herói. Ela trabalha nos bastidores, proporcionando-lhe um acesso rápido a uma variedade de funções e ações e você provavelmente nunca percebeu.

Aqui estão 20 tarefas que você pode executar, com a ajuda desta única tecla.

1 – Recortar e Colar Arquivos

No OS X, mover arquivos envolve copiar e colar ou arrastar e soltar arquivos para as pastas. Recortar e Colar aparentemente não é suportado, eu disse, aparentemente.

Para executar um processo  de Recortar e Colar em seu Mac, copie o arquivo como de costume com Cmd + C, e quando for Colar o arquivo, use Cmd + Option + V em vez de Cmd + V. Isso move o arquivo em vez de criar uma cópia.

Você pode conferir os atalhos na barra de menu. Depois de copiar um arquivo, abra o menu Edit (Editar) e mantenha pressionada a tecla Option, você verá que a opção Paste (Colar) muda para Move item here (Mover item Aqui), o que equivale a Recortar e Colar.

Copiar e Colar arquivos

2 – Excluir arquivos sem movê-los para a lixeira Primeira

Quando você apagar arquivos no Mac OS X, por padrão eles acabam na pasta Trash (Lixeira), e então você tem que esvaziar a lixeira para excluí-los permanentemente.

Felizmente, você pode forçar arquivos a serem apagados imediatamente ou seja, sem movê-los para a lixeira em primeiro lugar. Aqui estão algumas maneiras de fazer isso, e ambos envolvem a tecla Option!

Se você costuma usar o atalho de teclado Cmd + Delete para apagar arquivos, utilize Cmd + Option + Delete, em vez disso e o arquivo será apagado diretamente, sem passar pela lixeira.
Se você costuma excluir arquivos através do menu File no Finder, pressione Option com o menu aberto e então será exibida a opção Delete immediately… (Excluir imediatamente).

Deletar sem passar pela lixeira

3 – Limpar histórico e manter os dados do site no Safari

Limpar o histórico do navegador é uma ótima maneira de acelerar o seu navegador, mas é chato perder seus cookies e preferências dos sites quando você faz isso.

Você sabia que o Safari permite que você apague apenas o histórico de navegação? Basta manter pressionada a tecla Option com o menu History (Histórico) aberto, e e a opção Clear History and keep Website Data … (Limpar histórico e manter os dados do site …) aparece na parte inferior no menu.

Limpar histórico e manter os dados do site no Safari

4 – Recarregar o Finder

Há ocasiões em que você precisa recarregar o explorador de arquivos (Finder) do seu Mac. Por exemplo, depois de ter executado um comando de terminal para exibir arquivos ocultos, você precisa recarregar o Finder para aplicar a alteração feitas no sistema.

Existe uma maneira mais fácil de recarregar Finder, utilize a combinação de teclas Ctrl + Option + Clique no ícone do Finder no Dock para abrir seu menu de contexto, em seguida, clique na opção Relauch (Recarregar).

Recarregando o Finder

Você não verá a opção Relaunch (Recarregar) se você abrir o menu utilizando apenas a tecla Ctrl ou se você pressionar Option após o menu estar aberto.

5 – Copie o endereço de caminho de um arquivo ou pasta

Quer colar a localização de um arquivo em outro programa? Sem problemas, navegue até o arquivo no Finder, abra seu menu de contexto, e mantendo a tecla Option pressionada, você verá um item de menu chamado Copy “filename” as Pathname (Copiar “Nome do Arquivo” como Caminho) no lugar da opção Copy “filename” (Copiar “Nome do Arquivo”) que aparece normalmente.

Copie o endereço de caminho de um arquivo ou pasta

6 – Acesse a Biblioteca de Usuário

A biblioteca do usuário contém dados e preferências específicas do usuário, mas você não precisa para acessá-los frequentemente. Quando precisar acessar esta pasta, lembre-se de que este é o caminho mais rápido para chegar a ela:

  1. Carregue o Finder e clique em Go (Ir) na barra de menu.
  2. Pressione a tecla Option para revelar o link Library (Biblioteca) no menu.
  3. Clique em Library (Biblioteca).

Acesse a Biblioteca de Usuário

7 – Ativando o modo Do Not Disturb no Notification Center

Você quer ativar o modo Do Not Disturb (Não Perturbe) para que as notificações parem de distraí-lo?

Basta abrir o Notification Center (Centro de Notificação), e mover o controle deslizante para a direita. Mas, há outra maneira que é super rápida, simplesmente mantenha pressionada a tecla Option e clique no ícone da barra de menus do Notification Center (Centro de Notificação). Repita o procedimento para alternar desativar e ativar o modo Do Not Disturb (Não Perturbe).

Ativando o Do not Disturn no Notification Center

8 – Alterar o aplicativo padrão para qualquer tipo de arquivo

Imagine que você deseja mudar o aplicativo padrão usado para abrir arquivos de um tipo particular. Para fazer isso, clique com botão direito em qualquer arquivo desse tipo no Finder, e uma vez que o menu de contexto aparece, mantenha pressionada a tecla Option, você verá a opção Always Open With (Sempre Abrir com) em vez de Open (Abrir).

Alterar o aplicativo padrão para qualquer tipo de arquivo

Uma alternativa é que você pode acessar a opção Always Open With pressionando a tecla Option quando você tem no menu Arquivo aberto para um arquivo selecionado.

9 – Salvar arquivo como

Duplicate (Duplicar) e Export (Exportar) são opções úteis quando você quer fazer uma cópia de um arquivo ou alterar seu formato. Mas “saving fale as…” (salvar arquivo como …) parece uma forma mais intuitiva de fazer qualquer uma dessas tarefas.

É uma pena que a opção Save File As (Salvar arquivo como) está oculta por padrão. Para chegar a ele, depois de abrir um arquivo, acesse o menu File (Arquivo) e pressione Option, a opção Save As… (Salvar como …) surge.

Salvar arquivo como

10 – Ajuste mais fino ao Alterar o Controle de volume e Brilho

Se você quiser um ajuste mais fino nos níveis de volume ou brilho da tela, aqui está um truque, mantenha as teclas Shift + Option pressionadas enquanto estiver pressionando as teclas especiais atribuídas ao brilho ou volume. Isso permite que você faça um ajuste mais fino nos controles.

Ajuste mais fino ao Alterar o Controle de volume e Brilho

11 – Escreva caracteres especiais

Digitar caracteres e símbolos especiais pode ser muito mais rápido se você levar em conta a tecla Option, por exemplo, se você deseja digitar a marca registrada, símbolo ™, você apenas tem que pressionar Option + 2. Para Copyright símbolo ©, pressione Option + G.

Para descobrir quais as teclas que correspondem aos símbolos, mantenha o Keyboard Viewer (Visualizador de Teclado) sempre a mão. Veja como você pode fazer isso:

Em System Preferences > Keyboard, sob a aba Keyboard, selecione a caixa de seleção ao lado de Show Keyboard, Emoji, & Symbol viewers in the menu bar (Mostrar Keyboard, emoticons Emoji, & símbolo na barra de menu). Você encontrará um novo ícone pop-up na barra de menu, quando você clica sobre ele e selecione Show Keyboard Viewer (Mostrar Visualizador de Teclado) no menu suspenso, irá aparecer um teclado virtual na tela.

Escreva caracteres especiais

Com este teclado ativo, mantenha pressionada a tecla Option. Esta ação substitui o conjunto de teclas atual com um conjunto de caracteres especiais. Use este visualizador de teclado para encontrar as teclas que correspondem aos seus símbolos mais usados ​​e as memorize. Pressione Option + Shift para revelar ainda um outro conjunto de caracteres especiais.

12 – Expanda as pastas aninhadas em um único clique (Ver lista)

A visualização de pastas no Finder é útil, mas ter que expandir pastas agrupadas um nível de cada vez é tedioso. Se você quer abrir todas os elementos agrupados de uma só vez, pressione a tecla Option quando clicar na seta pequena ao lado da pasta.

13 – Pular aviso de Cópia de Arquivos ou Arquivos duplicados

Quando você está movendo um monte de arquivos de uma pasta para outra e o sistema encontra duplicatas, surge uma janela de diálogo questionando se deseja Manter ambos, Parar ou Substituir os arquivos.

Caso não queira manter os dois arquivos ou substituir um com o outro, clicando em Parar para cancelar a operação inteira parece ser a única opção que resta, certo? Não é assim. Pressione a tecla Option para revelar a quarta opção: Skip (Pular), para omitir apenas esse arquivo específico da cópia.

Pular aviso de Cópia de Arquivos ou Arquivos duplicados

14 – Desmarcar itens no Finder

Se Cmd + A seleciona todos os arquivos ou pastas de uma só vez, Cmd + Option + A desmarca todos.

Note que, ao contrário de Select All (Selecionar tudo), Deselect All (remover toda a seleção) não funciona fora do Finder. Então, se você selecionar todo o texto em um PDF usando Cmd + A, você não será capaz de desmarcar usando Cmd + Option + A.

15 – Ocultar todas as outras janelas e Forçar Encerrar Aplicativos

Quando você quiser trazer um determinada janela para a frente das outra e esconder o resto, tente isso, abra o menu de contexto do aplicativo no dock e pressione Option, agora escolha a opção Hide Others (Ocultar outros) que aparece no menu. Este truque também revela a opção Force Quit (Forçar Encerramento).

Ocultar todas as outras janelas e Forçar Encerrar Aplicativos

16 – Abrir Preferências de da tecla Function

A tecla de função (Fn) permite a você ajustar várias configurações, como o brilho da tela, iluminação do teclado, e volume. Para fazer mais ajustes relacionados a uma função específica, você precisa ir em System Preferences (Preferências do Sistema) e encontrar a janela correspondente. Chegar lá mais rápido usando a tecla Option com qualquer tecla de combinação Fn.

Por exemplo, se você pressiona F3 para o abrir o Mission Control, pressione Option + F3 para ir direto a janela de diálogo de preferências de Mission Control.

17 – Obter informações detalhadas WiFi

Você já sabe que clicando no ícone de Wi-Fi na barra de menu revela a rede que está conectado e uma lista de outras redes disponívels, mas você sabe o que aparece quando você pressiona Option + Clique no ícone de Wi-Fi? Informações detalhadas sobre a sua rede, desde o endereço IP até o BSSID e também terá um link para Diagnosticar a conexão sem fio.

Este truque não funciona se você pressionar a tecla Option depois de ter aberto a lista suspensa de redes WiFi. Você tem que pressioná-la antes de clicar no ícone do Wi-Fi.

18 – Pular o Quick Look e iniciar o Slide Show

O recurso Quick Look é uma maneira elegante de visualizar arquivos sem abri-los, você seleciona um ou mais arquivos, bate na barra de espaço, e uma janela Quick Look é exibida, permitindo-lhe percorrer pelos arquivos.

Para iniciar uma apresentação de slides, você pode estar em tela cheia no Quick Look, mas uma maneira mais rápida seria a de pressionar a tecla Option + barra de espaço no Finder, isso ignora o Quick Look e inicia o slideshow diretamente.

Você também pode trocar o Quick Look para Slideshow através do menu de contexto ou no menu File, mantendo pressionada a tecla Option.

Pular o Quick Look e iniciar o Slide Show

19 – Obter acesso rápido às configurações Dropbox

Clicando no ícone do Dropbox na barra de menu são exibidos os arquivos sincronizados recentemente, com um pequeno ícone de engrenagem no canto inferior direito para acessar as configurações Dropbox, você pode ver as configurações do Dropbox diretamente na lista suspensa, basta pressionar a tecla Option enquanto clica no ícone de barra de menu do Dropbox.

Obter acesso rápido às configurações Dropbox

20 – Evitando Diálogos de Confirmação

Quando você clica em Reiniciar, Encerrar ou Sair, surge uma janela com a mensagem Are you sure you want to… (Você tem certeza que quer …) é importante para lembrá-lo de salvar seu trabalho e prestar atenção ao que você está fazendo. Mas às vezes ela podem ser irritante.

Se você quiser se livrar desta caixa de diálogo, pressione Option enquanto clica em qualquer um desses comandos do menu e o sistema irá reiniciar, desligar ou sair sem exibir a caixa de diálogo de confirmação correspondente.

Eu apenas dei alguns exemplos sobre a capacidade da tecla Option, dentro de cada aplicação específica existem muito mais, basta pressionar a tecla em sua aplicação preferida e descobrir uma funcionalidade que pode te ajudar no dia-a-dia.

Você sabe algum outro segredo sobre a tecla Option? Deixe nos comentários e contribua com a comunidade!


Então, o que achou? Comente!